domingo, 11 de maio de 2014

Recife - Cais do Porto e Rio Capibaribe - 10 de Maio de 2014

Nova convocação para remar e desta vez pelo Cais do Porto e suas pontes, passando pela Rua da Aurora até depois da Ponte Velha.

Na hora da saída, com todos prontos, é tirada a foto oficial de nossa largada. O dia está deslumbrante, o que me levou a registrar num clique toda a beleza da paisagem, tão logo cheguei:  a Bacia do Pina mostrando ao fundo o Bairro de Brasília Teimosa. Sempre apreciei fotografar e agora me surpreendo com os novos ângulos que um passeio de caiaque pode oferecer.


A maré estava muito calma, ainda não inteiramente cheia, e a linha da água refletia - como se fosse um espelho – o céu azul durante todo o trajeto. Assim que partimos do pier localizado próximo às Torres Gêmeas, uma tainha pulou na frente do barco de Wal e acertou a cabeça de Naldo, uma cena verdadeiramente hilária, que não assisti e que infelizmente não foi registrada.

Seguimos em frente na direção do Marco Zero de Recife, passando pelo Parque das Esculturas de Francisco Brennand e seguindo em direção à barra. Um enorme cargueiro ali fazia um descarregamento, tornando nossa aventura ainda mais atraente, afinal quem não gostaria de passar tão perto de um navio? Pois então, é emocionante estar ao lado de um deles.

Passamos pelo Porto contornando a ilha de Antônio Vaz em Recife, na qual foi aberto um canal – por obra de engenheiros de outra época - para que o Rio Beberibe tivesse uma nova foz antes da confluência com o Capibaribe, atrás do Palácio das Princesas, transformando antes a península do Recife Antigo em outra ilha, entre tantas outras que formam a nossa cidade.


Daí pra frente foi só paisagem bonita e é incrível perceber como é linda nossa cidade vista de dentro do rio. Passamos pelas pontes Princesa Isabel, Duarte Coelho, da Boa Vista e finalmente pela Ponte Velha, nome pelo qual ficou conhecida aquela que na realidade se chama Ponte Seis de Março, nome que lhe foi dado em homenagem à data da Revolução Pernambucana de 1817.

Remar é cultura, além de ser também muito divertido. O dia continuava de sol forte e todos bem protegidos, pois estávamos ali para remar mesmo, a água plana, lisa, e fui feliz nesta bela foto que aqui se vê.

É um verdadeiro presente da natureza nos depararmos com o lindo ninhal de garças que existe atrás do Palácio das Princesas. Nunca poderia imaginar que ali existisse tal quantidade de garças procriando. Os filhotinhos saem daquele berçário bem diante de nós! É um grande espetáculo, não dá pra deixar de falar.

Por fim chegamos à Casa de Banho e tomamos uma geladinha para nos refrescarmos, tal era o calor que ali fazia.

Trajeto de 11km


3 comentários: