domingo, 31 de janeiro de 2016

4º dia de Expedição do Delta do Parnaíba

4º dia - 6 outubro de 2015

Mais um dia de sol forte amanheceu. Hoje será o dia em que vamos encontrar Naldo e Ilma em local previamente combinado, pois chegarão para se agregar ao grupo. Partirão de um vilarejo chamado Porto de Tatus, próximo à cidade de Parnaíba, e navegarão por 3km para nos encontrar.
O Bandeira foi ao encontro deles, enquanto isso, aproveitei para passear pelas dunas em Parnaíba e registrar flagrantes belíssimos, encontro de dunas, canais e mangues.

Atrasaram um pouco devido a hora da saída, mas, no final, tudo deu certo. Nas dunas próximo a Parnaíba houve o tal encontro, mais um barco se juntava ao grupo, completo para seguir por 5 dias pelos rios e canais do Delta do Parnaíba, curtir, desfrutar da natureza existente na região.

Seguindo nossa meta do dia, primeiramente pegamos um breve atalho pelo Igarapé dos Periquitos. Fomos navegando por uns 8 km de rio estreito e sinuoso, bonito demais, a cada curva um novo visual, e assim chegaríamos a um dos principais rios do Delta que deságua no mar (só avistaríamos o mar depois de 4 dias).

O rio em que navegávamos alargava a cada remada até chegar no rio principal, e pela brecha das árvores que formavam o mangue avistávamos o Atlântico no horizonte. Sensação boa, de orgulho próprio, saber que remamos estes dias e ao final o prêmio era chegar ao mar.

Praticamente sem nuvens e naquele exato momento só avistávamos duas cores: o azul do céu intenso, predominava na paisagem, e o verde esmeralda do Parnaíba, a linha que dividia estas cores tem o nome de horizonte, que belo contraste, só participando de uma expedição desta para desfrutar de raras belezas.


 Este trecho que íamos atravessar era de muita expectativa, pois informações de ribeirinhos diziam que o "mar" naquele local era agitado, com marolas... pelo contrário, com a graça de Deus, a brisa que soprava trazia tranquilidade naquele instante. Em linha reta, de um lado a outro, aproximadamente 1,8 km, mas como não sabíamos o que iríamos encontrar no meio do rio, fomos obrigados a entrar um pouco pela margem direita, e depois virar para esquerda, afim de evitar marolas quebrando na lateral do barco podendo provocar uma capotada em meio do rio. Desta forma que elaboramos a travessia, para fazer esta curva neste trecho, era para pegar o vento a favor, e caso houvessem marolas, iríamos surfá-las, mas nada disso ocorreu, graças a Deus.

Ao chegar do outro lado fizemos uma breve parada, lugar lindo, onde registramos belas fotos. Carcaças de tartarugas à beira da maré me deixaram infeliz naquele momento, diante de tanta natureza a gente se depara com aquela situação, sem saber nunca se foi coisa do homem ou da própria natureza.

Deixamos o local de descanso e partimos para cumprir a meta diária, pois faltavam ainda uns 10 km aproximadamente. Íamos dormir em um lugar onde as pessoas da região nos disseram e avistamos por fotos. Entrando pelo Igarapé dos Poltros uma coisa me chamou atenção, as árvores de manguezais naquela área eram enormes, tamanhos que jamais havia visto antes, alturas que passavam dos 20 metros, lindas, suas raízes formando desenhos gigantescos.

 Estávamos ansiosos para nossa chegada a tal casa verde, era num local abandonado onde iríamos passar a noite acampados. Cada momento em que entrávamos no igarapé, a água mudava de cor, e o rio estreitava, sinal de que estávamos chegando, isto porque ao estudar o local, por fotos, sabíamos que aquele igarapé terminava próximo às dunas.




Enfim, avistamos a tal casa verde! Foi aquela euforia, alegria demais, iríamos acampar isolado da civilização pela primeira vez durante a expedição. Ao chegar tivemos grande recepção, a casa estava infestada de marimbondos, nunca vi tantos, era de dá desespero, mas aos poucos fomos nos acostumando uns com os outros, ninguém tocavam neles e eles não nos tocavam. Tivemos que conviver por mais de 12h, foi terrível.


Armamos nossas barracas, nossa alimentação e caímos no sono. Amanhã teremos muito remo a frente, a de hoje não passou dos 36km.










Nenhum comentário:

Postar um comentário