sábado, 4 de agosto de 2018

Expedição de Bom Jesus da Lapa/BA a Xique-Xique/BA - 350km



Começa aqui nosso relato sobre mais uma das grandes aventuras que passei: remar ao longo de um trajeto de 350km no Rio São Francisco, saindo da cidade de Bom Jesus da Lapa/BA e finalizando em Xique-Xique/BA.


Minha logística começou no dia 10, às 21h, quando embarquei em ônibus para Petrolina, onde cheguei pela manhã. O amigo Júlio foi à rodoviária me receber e passamos o dia em Petrolina mesmo, revisando nossos barcos, lemes, cordinhas, ajustes, todo o necessário para atravessarmos sem problemas todo o percurso.


Fizemos nossas compras, arrumamos sacos estanques e, uma vez tudo pronto, combinamos de sair junto com o grupo às 5h da manhã, o que terminou não acontecendo devido a alguns imprevistos que nos levaram a pegar a estrada quando já passava das 7h.

Viajamos todo o dia, quase 900km de Petrolina a Bom Jesus da Lapa, e às 22h chegamos ao destino. A essa altura, só queríamos descansar e quem sabe conhecer um pouco da cidade no dia seguinte, principalmente a gruta que é conhecida em todo o país pelas graças que concede aos romeiros que ali vão pedir à imagem de Jesus, de onde o nome da cidade.



Dia 13 de julho de 2018


O grupo era constituído de 7 remadores  (eu, Julio, Virgulino, Virgulino Neto, Jaime, Sidney e Quebec), de mais 3 que nos deram apoio em terra (Marineide, 

Marzinho e Januário) e contávamos ainda com dois carros, dos quais um levava o nosso reboque. Ao despertarmos, tomamos um bom café e fizemos um tour pela cidade à beira do rio.

A seguir visitamos o museu da cidade, a capela na gruta já citada, aliás muito bonita, com dois salões e diversas galerias. Tiramos fotos da gruta para registrar nossa passagem por ela e todos concordamos quanto ao fato de ter valido muito a pena valeu muito a pena conhecê-la.

A TV local estava instalada para fazer a transmissão da missa ao vivo naquela manhã, o que acontece uma única vez por mês.

Fomos ver o por do sol à beira do rio e comemorar o início da expedição na manhã seguinte.

Aproveitamos almoçamos , tomamos algumas dúzias de cerveja, a noite na cidade saímos para comer bem que pela manhã , iríamos partir.









Nenhum comentário:

Postar um comentário